BF17 - iAlimentar

22 DOSSIER CADEIA DO FRIO Melhorar a transparência e a rastreabilidade no primeiro quilómetro da cadeia de abastecimento Geralmente, quando as organizações falam de transparência na cadeia de abastecimento, centram-se no último quilómetro: o percurso do produto desde a "produção até ao garfo", com o intuito de reduzir a energia e o desperdício, otimizando ao mesmo tempo a eficiência e a flexibilidade na entrega final. No entanto, o primeiro quilómetro da cadeia de abastecimento – da "exploração agrícola à produção" – é igualmente importante. Nigel Allen, Marketing Manager 2D Codes, Domino Printing Sciences O primeiro quilómetro engloba tudo o que antecede a receção dos produtos para o fabrico de um produto final, incluindo o cultivo e a extração de matérias-primas. Pode ser um percurso longo, amplo em termos geográficos e complexo. Frequentemente, é também a parte mais desafiante de rastrear para as empresas. No entanto, criar transparência e rastreabilidade no primeiro quilómetro é crucial para melhorar a resiliência e a agilidade e garantir a conformidade regulamentar. Um relatório de 2024 da Jabil e da Industry Week sugeriu que as organizações reconheceram a necessidade de tirar partido dos dados da cadeia de abastecimento, com 69% dos inquiridos a afirmarem que têm uma visibilidade limitada e que precisam de mais. Nesse sentido, Nigel Allen, Marketing Manager 2D Codes, da Domino Printing Sciences, considera alguns dos fatores por detrás da crescente importância da visibilidade do primeiro quilómetro e analisa a forma como os fabricantes podem implementar processos que ajudarão a melhorar a transparência e a rastreabilidade nesta parte essencial da cadeia de abastecimento. O VALOR DA VISIBILIDADE DA CADEIA DE ABASTECIMENTO DE PONTA A PONTA Possuir uma visibilidade completa e de ponta a ponta das cadeias de abastecimento desempenha um papel cada vez mais importante, ajudando a promover a resiliência num ambiente geopolítico e económico de incerteza. A visibilidade total da cadeia de abastecimento pode ajudar os fabricantes a responder de forma mais eficiente às mudanças da oferta e da procura, bem como a manter os níveis de stock (e preços) em alturas de perturbação. Pode também ajudar a aumentar a confiança dos consumidores e das partes interessadas nos compromissos ambientais de uma marca e ajudar a garantir a conformidade com regulamentos novos e futuros. Um primeiro quilómetro bem gerido e transparente constitui a base para uma cadeia de abastecimento eficiente, segura, sustentável e em conformidade, de ponta a ponta, enquanto um primeiro quilómetro mal gerido pode ter o efeito contrário.

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