BF16 - iAlimentar

53 DOSSIER SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA CIRCULAR de FMCG para desenvolver máquinas capazes de processar materiais recicláveis, compostáveis ou recarregáveis. Esta abordagem proativa pode ajudar os fabricantes de FMCG a lidar com a procura de sustentabilidade por parte dos consumidores – 55% dos consumidores dão prioridade à responsabilidade ambiental na escolha da marca – e também pode apoiar a economia circular, ajudando a reduzir os resíduos a jusante. • Processos de fabrico eficientes: Conceber máquinas que apoiem os esforços de redução de resíduos durante o fabrico. A personalização na fase final, utilizando equipamento de codificação e marcação, pode ajudar a reduzir os resíduos de embalagens provenientes do stock excessivo, por exemplo. Simultaneamente, uma utilização eficiente dos materiais na conceção dos produtos pode também reduzir substancialmente o excesso de resíduos. • Fiabilidade, manutenção e integração: Ao conceber máquinas fiáveis e de fácil manutenção, os fabricantes de máquinas podem ajudar os seus clientes a aumentar a eficiência e o tempo de funcionamento. De igual forma, as soluções integradas e automatizadas podem reduzir o risco de resíduos devido a erros manuais, limitando os passos manuais envolvidos na inserção de dados e nas trocas da linha de produção. Em setores como o dos lacticínios, em que os produtos têm um prazo de validade curto, evitar o tempo de inatividade e eliminar o risco de erros é essencial para reduzir o desperdício. • Comunicações em nuvem e sistemas inteligentes: A conceção de máquinas para linhas de produção com sistemas inteligentes incorporados ou ligados, tais como sensores, sistemas de visão mecânica e ligação à nuvem, pode ajudar os fabricantes de FMCG a identificar antecipadamente os problemas de produção, seja um problema de calibração, de tinta ou de manutenção não programada, evitando o excesso de desperdício devido a erros ou avarias. O FUTURO DA PRODUÇÃO: DESENVOLVER NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO SUSTENTÁVEIS À medida que a procura da sustentabilidade aumenta, os fabricantes de máquinas têm de repensar os modelos de negócio tradicionais para se alinharem melhor com os compromissos dos seus clientes de FMCG. Eis algumas abordagens inovadoras que os fabricantes de máquinas devem explorar para apoiar este objetivo: • Apoio à reutilização e ao recondicionamento: Desenvolver planos que facilitem a reutilização e o recondicionamento de máquinas antigas. Tal não só prolonga o ciclo de vida do equipamento em geral, como também reduz a necessidade de novos recursos, minimizando o impacto ambiental. • Iniciativas de reciclagem e recarga: Trabalhar com os fabricantes de FMCG, e com a cadeia de abastecimento a jusante, para conceber e implementar programas de apoio à reciclagem e recarga de produtos consumíveis. Ao contribuir ativamente para uma economia circular, os fabricantes de máquinas podem ajudar os seus clientes a reduzir o desperdício e as emissões associadas aos artigos de utilização única. • Longevidade e modularidade da conceção: Criar equipamentos concebidos para uma vida útil prolongada e facilidade de manutenção. Os designs modulares permitem atualizações e expansões conforme necessário, reduzindo a necessidade de substituições completas e conservando os recursos ao longo do tempo. Além disso, os serviços de monitorização remota e avançada podem melhorar a assistência, ajudando o equipamento a funcionar de uma forma mais eficiente. • Modelos de fabrico baseados em resultados: Mudar de uma mentalidade de venda de máquinas centrada no produto para uma abordagem baseada nos resultados e centrada nas soluções. Nestes modelos, os fornecedores de máquinas assumem a responsabilidade de garantir que o equipamento funciona com a capacidade ideal, centrando-se no desempenho ou nos resultados, em vez de nas vendas transacionais. Esta abordagem pode conduzir a operações mais sustentáveis, dado que os fabricantes e as marcas otimizam a utilização das máquinas. CONCLUSÃO: UM PERCURSO COLETIVO PELA FRENTE A indústria transformadora encontra-se num momento crucial no seu percurso rumo à sustentabilidade ambiental. Os fabricantes de máquinas podem desempenhar um papel crucial na redução das emissões de GEE em toda a cadeia de abastecimento, ao alinharem os seus compromissos de sustentabilidade com os dos seus clientes de FMCG. O desenvolvimento de máquinas mais sustentáveis, a concentração em esforços que reduzam o desperdício e a inovação de novos modelos de negócio são passos essenciais que podemos dar para promover uma cultura de responsabilidade ambiental. Em última análise, a sustentabilidade ambiental na produção não é apenas um desafio operacional, mas uma oportunidade para inovar e liderar num mundo em rápida mudança. Ao trabalhar em colaboração com fabricantes, marcas e consumidores, os fabricantes de máquinas podem criar soluções que melhorem os seus próprios perfis de sustentabilidade, contribuindo ao mesmo tempo para um planeta mais saudável para as gerações futuras. n

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