9 ATUALIDADE MAIS NOTÍCIAS DO SETOR EM: WWW.IALIMENTAR.PT • SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER Campanha da Milhafre emite menos 41% de carbono graças à IA Com utilização de Inteligência Artificial registou-se uma melhoria significativa em termos de desempenho: uma redução de 41% das emissões de carbono e menos 16% em termos de intensidade carbónica comparativamente a campanhas semelhantes. A Mindshare, agência de meios do GroupM e da WPP, desenvolveu uma campanha de vídeo pioneira para a Milhafre, marca da Lactogal, com o propósito de minimizar o seu impacto ambiental e de dar vida ao mote da marca: “quando tiramos menos da natureza é quando ela nos oferece mais”. Os dados mostram uma melhoria significativa em termos de performance: uma redução de 41% das emissões de carbono e menos 16% em termos de intensidade carbónica, comparativamente a campanhas semelhantes. Com recurso a Inteligência Artificial (IA), a solução criada em parceria pela Mindshare com a Greenbids automatizou a entrega no ponto ideal entre menos carbono e mais desempenho, o que maximizou a eficiência da campanha. “O propósito de Milhafre inspirou-nos a dar um passo na direção de um mundo em que a publicidade pode fazer mais pelas pessoas e pelo nosso planeta. É o que gostamos na Mindshare de chamar o uso intencional de media, aliando imaginação aos dados e à tecnologia”, salienta Teresa Oliveira, managing director da Mindshare. A recolha e utilização de dados mais precisos, a segmentação e definição de públicos-alvo específicos, e a seleção dos momentos mais estratégicos para garantir maior exposição junto dos targets definidos foram alguns dos fatores que contribuíram para a criação de uma campanha mais eficiente do que a média, com uma redução da pegada de carbono equivalente à produção de quase mil garrafas de água. Alpla lança garrafa de vinho em PET A Alpla lançou uma garrafa de vinho reciclável, feita de PET. A garrafa pesa cerca de um oitavo de uma garrafa de vidro, reduz a pegada de carbono em até 50% e permite poupar até 30% no preço. Pode ser fabricada inteiramente a partir de PET reciclado (rPET) e cumpre todos os requisitos de qualidade, sendo adequada para todos os tipos de vinho. Está disponível nos tamanhos de 0,75 e 1 litro, em tom verde ou transparente. De acordo com a Alpla, a solução sustentável reduz o consumo de carbono em 38% em comparação com a alternativa de vidro, mesmo sem o conteúdo de rPET. A empresa planeia produzir vários milhões de unidades por ano a partir de 2025 e está a desenvolver diversas soluções inteiramente feitas de rPET. O PET é leve, inquebrável, reciclável e pode ser moldado com pouca energia, o que o torna a solução de embalagem ideal. O menor consumo de materiais e o fabrico com poupança de energia reduzem o consumo de carbono. A utilização de rPET aumenta ainda mais esta redução. Mesmo 30% de rPET poupa 43%, enquanto a pegada ambiental da solução 100% rPET é reduzida para menos de 50%. A nova garrafa de plástico já é utilizada na Áustria pelo cliente e parceiro de desenvolvimento da Alpla, a Wegenstein. O especialista em embalagens Alpla apresenta uma garrafa de vinho PET como uma solução segura, económica e sustentável para os produtores de vinho.
RkJQdWJsaXNoZXIy Njg1MjYx