Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Contratualizadas seis candidaturas no âmbito da iniciativa “Alimentação Sustentável” da Agenda de Inovação Terra Futura

27/01/2023
Projetos de Investigação e Desenvolvimento estão contemplados no Plano de Recuperação e Resiliência.
Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, visitam Quinta da França, no âmbito da iniciativa Governo Mais Próximo, Covilhã...
Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, visitam Quinta da França, no âmbito da iniciativa Governo Mais Próximo, Covilhã, 25 janeiro 2023

Esta semana decorreu a sessão de contratualização dos Projetos I&D + i, a desenvolver sob o mote da iniciativa emblemática “Alimentação Sustentável”. iniciativa inserida no âmbito do programa da área governativa da Agricultura e Alimentação e integrado na iniciativa “Governo Mais Próximo”.

Como explica o governo a sessão materializa mais um passo na implementação da Agenda de Inovação para a Agricultura 20|30 “Terra Futura”, a qual está contemplada no Plano de Recuperação e Resiliência.

“Em sintonia com o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, a Agenda Terra Futura está a contribuir para a capacitação do setor, para a produção e aplicação de conhecimento e para a democratização do acesso à inovação e à tecnologia. Foi o que hoje comprovámos nesta sessão. Ou seja, esta Agenda procura responder aos desafios que os sistemas agroalimentares enfrentam à escala global e cuja superação nos convoca a todas e a todos. Por isso, estamos a trabalhar para garantir todas as condições favoráveis ao crescimento sustentável do setor. Um setor que garante alimentos e que alimenta o desenvolvimento socioeconómico do país”, afirmou a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, que, na sua intervenção, ilustrou a visão holística e integrada que está a nortear a execução dos diversos instrumentos.

As seis candidaturas representam um investimento de cerca de quatro milhões de euros envolvendo dezenas de entidades e evidenciando a importância da ligação do setor à sociedade, à academia, aos agentes do território e à administração pública:

RedFruit4Health - Dieta mediterrânica: promover a valorização e consumo de frutos vermelhos como promotores da saúde, apresentada pelo Instituto Politécnico da Guarda e que ambiciona desenvolver uma bebida funcional à base de frutos vermelhos, bem como vários menus saudáveis com produtos endógenos da região, integrando os mesmos nos setores da restauração, cantinas escolares e entidades públicas e avaliando os seus efeitos como promotores da saúde.

DM4you - Potencial da Dieta Mediterrânica no aumento da qualidade de vida: + saúde + sustentabilidade, apresentada pelo Instituto Politécnico de Portalegre e que pretende promover, sensibilizar e identificar a história de um povo através da tradição e dos hábitos culturais; fazer a avaliação bromatológica de cada produto identificado; eleger os produtos mais nutritivos a integrar nas sopas em cada época do ano; garantir a análise sensorial; efetuar o estudo em diferentes grupos etários para determinação do efeito do consumo de sopa e fruta na saúde destes grupos-alvo; e proceder à análise estatística e interpretação dos resultados.

Rede Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável, apresentada pelo

FOOD4SUSTAINABILITY – Associação para a Inovação do Alimento Sustentável e que visa promover a mudança de comportamentos para uma alimentação saudável e sustentável; estudar e monitorizar os diferentes fatores que influenciam e fomentam uma boa adesão à Dieta Mediterrânica; criar uma estrutura de caracterização dos Sistemas Alimentares Territoriais, que apoie à decisão e definição de prioridades de intervenção e inovação no setor agroalimentar; e promover o trabalho em rede e articulação institucional das operações regionais e locais do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável.

Cogumelos do «Prado ao Prato»: Do Tratamento de Doenças do Metabolismo a Dieta Saudável Sustentável a partir da Valorização de Recursos Agroflorestais, apresentada pela Universidade de Coimbra e que procurará valorizar resíduos agrícolas e florestais (RAF), com vista ao cultivo de cogumelos e substratos nacionais; rastrear propriedades nutricionais e metabolitos (em cogumelos e substrato esgotado) e criar os protocolos padronizados do cultivo a partir das formulações de RAF; avaliar os benefícios do consumo de cogumelos na diminuição de risco de obesidade, diabetes, inflamação e melhoria do metabolismo celular, para validar os protocolos padronizados; estimular a produção integrada de cogumelos (e substratos), com medidas de rastreabilidade desde as formulações de RAF; promover o consumo dos cogumelos junto dos atores relevantes e o público em geral; e sensibilizar sobre os benefícios do consumo de cogumelos para uma alimentação equilibrada, saudável e sustentável, a partir do envolvimento dos atores relevantes e o público em geral.

HARVEST: Valorizar a Horta fAmiliar de forma a educaR para uma dieta mediterrânica, saudáVel E SustenTável, apresentada pelo MORE - Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação – Associação, tendo em vista construir uma cadeia alimentar que beneficie os consumidores, os agricultores e o ambiente, com recurso a ferramentas de inovação social que ajudem a revitalizar a horta familiar; fomentar o consumo de alimentos menos calóricos, como parte integrante na pirâmide alimentar da Dieta Mediterrânica, de modo a reverter as consequências do êxodo rural nos hábitos alimentares dos portugueses e a sua integração nos modelos de desenvolvimento rural; e consolidar e aprofundar métodos e práticas agroecológicas inovadoras, de forma a garantir uma alimentação em modo de produção biológica, possibilitando que os consumidores façam escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis.

CERTRA - Desenvolvimento de Cadeias de Valor de Cereais Tradicionais para uma Alimentação, apresentada pelo Instituto Politécnico de Bragança e tendo objetivos definidos em diferentes campos: Dieta Mediterrânica - Levantamento de populações tradicionais de trigo e centeio e milho; conhecimentos, tecnologia e práticas utilizadas na produção de cereais tradicionais; Produtos - Caracterização agronómica, genética e química dos cereais tradicionais, produção de cereais, ensaios de panificação e outros produtos transformados, autenticidade dos produtos; Consumo - Identificação de estratégias de mercado que integrem dinâmicas de produção, transformação, comercialização e consumo de cereais tradicionais e seus transformados num quadro de circuitos curtos, segurança alimentar e promoção da saúde; Comunicação - Organização e trabalho em rede com os agentes da cadeia de valor dos cereais tradicionais, formação em modo de produção biológico, campanhas de comunicação e sensibilização dos consumidores.

A iniciativa ‘Alimentação Sustentável” pretende incentivar a produção nacional, a adoção de sistemas de produção e distribuição mais sustentáveis, as cadeias curtas de abastecimento, a valorização dos produtos de qualidade, a adesão à dieta mediterrânica e a sensibilização dos consumidores e da população em geral para a adoção de uma alimentação nutricionalmente equilibrada, bem como para o consumo de produtos de época.

Além deste aviso o governo refere que foram já contratualizados outros quatro e, a par destes projetos de investigação, desenvolvimento e inovação, e acrescenta que o financiamento PRR contempla ainda a transformação digital da área governativa e a dinamização da rede de inovação, com polos dedicados a diferentes áreas, tantas vezes diretamente relacionadas com os territórios em que se inserem.

Esta sessão foi antecedida por uma visita à Quinta da França, parceira no contexto da implementação da Agenda “Terra Futura”, onde está a ser desenvolvido um projeto na área da produção extensiva sustentável, com foco na mitigação e adaptação às alterações climáticas, na agricultura circular e na agricultura 4.0.

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial