Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Representatividade da pequena pesca nos Açores tem que ser acautelada

06/12/2022
Afirmação foi proferida pelo Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João.
© Governo dos Açores | Fotos: SRMP
© Governo dos Açores | Fotos: SRMP

“A atratividade para a pequena pesca tem se assumido como uma enorme preocupação para o Governo dos Açores, sobretudo ao nível da renovação geracional”. Foram estas as palavras de Manuel São João, Secretário Regional do Mar e das Pescas, aquando do Congresso da Pequena Pesca, que decorreu a 4 de dezembro, no Centro Autárquico de Quarteira, concelho de Loulé.

O governante afirmou que "pretendemos aprofundar o desenvolvimento de políticas direcionadas para faixas etárias mais jovens para garantir a sustentabilidade social e económica de um segmento, o da pequena pesca, que é o mais representativo na Região Autónoma dos Açores”.

Segundo Manuel São João, a competitividade do setor e a valorização da atividade, quer ao nível dos seus profissionais quer dos produtos provenientes da pequena pesca, depende em muito da exploração dos recursos, ressalvando-se dois aspetos fundamentais nas políticas implementadas.

“Uma primeira relativa às diretrizes que o Governo Regional tem colocado em prática em termos do estabelecimento de quotas regionais para espécies que pretendemos venham a assumir um valor de mercado mais relevante, com reflexos nos ganhos e na produtividade do setor. Uma segunda nota para os inovadores processos de cogestão em curso na Região Autónoma dos Açores pelo Governo Regional em relação, primeiro a um produto único dos Açores e que apenas se circunscreve á ilha de São Jorge, a produção de ameijoa e, um segundo, mais abrangente e com maior significado junto da pequena pesca que é o processo de cogestão do chicharro”, frisou ainda o Secretário Regional do Mar e das Pescas.

Manuel São José referiu ainda que “é uma espécie com grande tradição nos Açores, quer na captura quer no consumo, e que se pretende, em conjunto com os diversos 'stakeholders', que se torne um produto emblemático dos Açores no exterior, à semelhança do que acontece com espécies mais valorizadas como é o caso dos tunídeos”.

O Congresso da Pequena Pesca foi organizado pela Docapesca, reunindo organizações de produtores, associações de armadores, estaleiros de construção e reparação naval, organizações não-governamentais, universidades e centros de investigação.

O Congresso da Pequena Pesca realizou-se no Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais, declarado pela ONU com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre o papel da pesca em pequena escala e da aquicultura para os sistemas alimentares, meios de subsistência, cultura e meio ambiente, bem como, fortalecer a interação ciência-política, capacitar as partes interessadas a agir e construir novas parcerias assim como fortalecer as já existentes.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial