Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
O plástico de elevada performance iglidur I10 é resistente a ácidos, bases, álcool, massas lubrificantes e óleos.

Novo material de sinterização a laser permite a impressão 3D de tribo-componentes resistentes a químicos

02/12/2022
A igus está a expandir o alcance do seu serviço de impressão 3D: os componentes em tribopolímero, resistentes a químicos e isentos de lubrificação, podem ser produzidos com recurso à sinterização seletiva a laser (SLS). Isto é possível graças ao novo material de impressão para sinterização a laser: o iglidur I10 é resistente aos ácidos, bases, álcool, bem como às massas lubrificantes, sendo por isso adequado para utilização na galvanoplastia e na indústria alimentar.
Resistência a químicos, isenção de lubrificação e manutenção...
Resistência a químicos, isenção de lubrificação e manutenção: com o novo material de sinterização a laser iglidur I10 para impressão 3D, os clientes obtêm rapidamente os seus protótipos e pequenas séries de peças. (Fonte: igus GmbH).

O novo material para sinterização a laser iglidur I10 não é apenas resistente aos ácidos, bases, álcool, massas lubrificantes e óleos. Também se caracteriza pela baixa absorção de humidade e elevada resistência e ductilidade - o que indica a propriedade de um material se deformar, permanentemente, mediante uma carga de corte antes de se partir. O iglidur I10 é, portanto, um material ideal para componentes funcionais e de baixo peso, com propriedades elásticas.

Elevada segurança alimentar: novo material para impressão por sinterização a laser compatível com a FDA

Há inúmeras aplicações para o novo iglidur I10 e não há dúvida de que este será cada vez mais utilizado na indústria da galvanoplastia. Os componentes impressos em 3D que se encontram em banhos eletrolíticos, em processos de revestimento, devem ser resistentes aos ácidos, caso contrário existe um risco de aparecimento de defeitos e possíveis falhas.

“Contudo, o novo material é também interessante para aplicações nas indústrias de embalagens e alimentar”, diz Tom Krause, Chefe da Fabricação Aditiva na igus. “Isto porque somos um dos poucos fabricantes a ter um material para sinterização a laser certificado em conformidade com as especificações da US Food and Drug Administration (FDA)”, acrescenta.

O novo material também cumpre o Regulamento (UE) n.º 10/2011, que certifica que o plástico é adequado para o contacto com alimentos.

O serviço de impressão 3D produz componentes industriais em apenas alguns dias

O novo material de impressão encontra-se disponível no serviço interno de impressão 3D da igus. Os clientes podem carregar um ficheiro STEP, com o modelo 3D da peça desejada, e selecionar a quantidade e o material de impressão.

A igus irá então produzir as peças isentas de lubrificação e manutenção, utilizando a sinterização seletiva a laser. Um laser funde camadas finas do material numa plataforma de construção, que desce camada a camada. Passo a passo, a peça é criada.

“O processo tem a vantagem de não necessitar de moldes e é significativamente mais económico e rápido do que os processos clássicos como a injeção. Isto é especialmente vantajoso para protótipos e pequenas séries”, explica Krause. Como resultado, o cliente pode receber o componente impresso em 3D cinco dias após a igus receber a encomenda.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial