Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Na Suécia

Tetra Pak vai construir fábrica pioneira na produção de proteínas alternativas

04/07/2022
A Tetra Pak, em colaboração com a Mycorena, vai construir uma nova fábrica de produção para fermentação fúngica, direcionada para aplicações alimentares alternativas à base de proteínas. Esta estratégia faz parte da visão da empresa para enfrentar os desafios relacionados com a garantia de alimentação a longo prazo, através de investigação e avanços em fontes inovadoras de alimentos.
Imagen
A nova fábrica, situada em Falkenberg, na Suécia, vai dedicar-se a um substituto de carne a partir de cogumelos. A primeira fase inclui produtos à base de carne picada, que servirão como ingredientes para fazer produtos alternativos à carne. Além disso, a Mycorena tem ambiciosos planos para expandir a sua capacidade de produção e ampliar o seu alcance geográfico, abrindo, em breve, novas fábricas na Europa e na Ásia.
Mais de um quinto das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) vêm da agricultura, sendo que o setor da pecuária representa mais de metade[1]. Nesse contexto, proteínas alternativas oferecem uma importante oportunidade para a definição de novas formas de alimentação sustentável. Juntamente com o potencial de uma pegada de carbono menor, há também o potencial de reduzir significativamente o uso da terra e da água em comparação com as fontes tradicionais de proteína. A combinação de todos estes fatores abre caminho para produzir alimentos mais sustentáveis numa população crescente, apoiando assim a ambição da Tetra Pak de atingir o objetivo da neutralidade carbónica em toda a cadeia de valor até 2050.
Charles Brand, Executive Vice President for Processing Solutions & Equipment, Tetra Pak, explica: “estamos muito entusiasmados por trabalhar com a Mycorena neste projeto para inovar e avançar na cadeia de fornecimento de alimentos, um projeto que se alinha com todas as três áreas do nosso propósito: proteger os alimentos, as pessoas e o planeta. O processo de fermentação de cogumelos usa microrganismos, centros bioprocessos que podem criar proteínas nutritivas de alta qualidade. Estes podem ser pequenos, mas têm o potencial de causar um enorme impacto na construção de um sistema alimentar mais forte e diversificado, construindo um futuro melhor para todos”.
Ramkumar Nair, Founder and CEO da Mycorena, acrescenta: “a fermentação de cogumelos é o futuro da indústria alimentar e estamos orgulhosos em revolucionar este setor. A nova unidade de fermentação é uma fábrica de produção de última geração, dando-nos um plano de tecnologia que será ainda vai ser expandido na Suécia e replicado globalmente. Para uma jornada tão ambiciosa, a Tetra Pak é o nosso parceiro ideal, não apenas pela experiência de ponta no processo, mas também porque temos uma ambição partilhada de desenvolver uma cadeia de fornecimento de alimentos mais sustentável”.
A fermentação de cogumelos é uma das vertentes inovadoras do processamento de alimentos, a partir de processos naturais e tradicionais, usando a microbiologia para converter micro-organismos em pequenos centros de produção que produzem produtos com alto teor de proteína, incluindo alternativas a carne, frutos do mar e produtos lácteos. Estes processos também servem para melhorar a textura e o sabor dos alimentos tradicionais elaborados com proteínas vegetais.
A parceria entre a Tetra Pak e a Mycorena remonta a 2019 e faz parte do esforço da empresa para construir um ecossistema de inovação que ajude a oferecer novas oportunidades nas áreas da segurança alimentar, disponibilidade e sustentabilidade. A rede de inovação da Tetra Pak inclui várias start-ups em vários países, incluindo Suécia, França e Estados Unidos, entre outros.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial