Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

ANPOC conquista Prémio Inovação 2022 Clube de Produtores Continente

04/07/2022

A Associação de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC), e os Cereais do Alentejo, receberam o primeiro Prémio Inovação 2022, um dos prémios atribuídos pelo Clube de Produtores Continente, que tem como objetivo cultivar o mérito e semear a inovação em prol da excelência da produção nacional.

Imagen
O prémio, entregue pelas mãos de Catarina Simões, diretora da Unidade de Padaria e Pastelaria da Sonae MC, e de Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente, vem distinguir o projeto de inovação apresentado pela ANPOC, no âmbito da Academia Produtores Continente, que englobou dois produtos com o selo Cereais do Alentejo: grão-de-bico verde, em parceria com a Egocultum e gérmen de trigo, em parceria com a Germen Moagens.

Para Astride Sousa Monteiro, responsável da marca Cereais do Alentejo, “este prémio foi recebido com um misto de surpresa e orgulho. Surpresa porque competíamos com um grupo incrível de candidatos, todos eles com projetos muito estruturados e inovadores; e, naturalmente, muito orgulho, por se tratar do reconhecimento de um trabalho centrado na inovação, cada vez mais estruturado, de valorização da fileira dos cereais, oleaginosas e proteaginosas. Também é importante sublinhar que pelo facto de estarmos a atravessar uma fase de maior incerteza mundial, devido também aos fatores externos, o foco na inovação é essencial do ponto de vista estratégico nacional, e é nessa linha estrutural que temos vindo continuamente a trabalhar”.

Como fator diferenciador do projeto, Astride Sousa Monteiro refere ainda que “é frequente a produção agrícola estar longe do consumidor, por haver necessidade de transformação. Com estes dois produtos quisemos aproximar-nos do cliente final, indo ao encontro das atuais tendências de mercado”.

No caso do grão-de-bico foi valorizada a sua apresentação em verde (como se de ervilha tratasse) que dá origem a um grão mais doce, com muito sabor, acresce que o grão-de-bico, sendo leguminosa, tem um papel muito importante na melhoria da estrutura e fertilidade do solo. Já no caso do gérmen de trigo, para além da combinação única de elevados teores de fibra e proteína, foi valorizado o processo de estabilização térmica, que reduz a carga microbiana, aumenta o tempo de conservação e altera cor e textura, melhorando significativamente as caraterísticas organoléticas do gérmen. Assim, o gérmen, tradicionalmente visto como subproduto da moagem de trigo e relegado para a alimentação animal, ganha um novo vigor como produto de alto valor nutricional para a alimentação humana, contrariando o desperdício.

Para além deste prémio, o Clube de Produtores Continente entregou ainda um segundo Prémio de Inovação - num universo de 18 projetos de inovação avaliados pela Sonae MC-, e ainda o Prémio Sustentabilidade e o Prémio Excelência 2022 – no universo dos parceiros do Clube. Já no ano passado a ANPOC tinha ganho o Prémio Excelência.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial