Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Conferência debate o futuro das embalagens de bebidas no sistema de depósito com retorno

28/04/2022
Evento decorre a 17 de maio e conta com a apresentação do balanço do projeto de SDR Cascais.
Imagen
O iREC – Inovar na reciclagem foi o primeiro projeto-piloto de devolução de embalagens de bebidas a introduzir a modalidade de incentivo em Portugal. A Conferência iREC - O futuro das embalagens de bebidas no Sistema de Depósito com Retorno, que se realiza na Nova SBE, a 17 de maio de 2022, vai dar a conhecer os principais resultados e aprendizagens deste projeto, que se iniciou em janeiro de 2021 no concelho de Cascais.
O Sistema de Depósito com Retorno (SDR) deverá ser obrigatório em Portugal, de acordo com a legislação em vigor, aguardando-se ainda a regulamentação que especifique o modelo de funcionamento deste sistema e respetiva entrada em vigor. Esta conferência tem como mote o projeto-piloto de Cascais, e visa partilhar os conhecimentos adquiridos com municípios, retalhistas e produtores de embalagens nacionais e imaginar os diversos cenários possíveis uma vez que a portaria entre em vigor, contando com mesas redondas para a discussão de temas como o impacto do SDR na cadeia de valor das embalagens, a necessidade da criação de uma entidade gestora e apresentar exemplos de países europeus onde o SDR já está estabelecido.
“Disponibilizar soluções práticas para a colocação dos resíduos recicláveis é um dos pontos fulcrais para que as taxas de reciclagem aumentem”, considera Luís Almeida Capão, presidente da Cascais Ambiente. “Por isso, instalámos as 15 máquinas de devolução de embalagens de bebidas em estabelecimentos comerciais, que fazem parte dos hábitos dos cascalenses. Num ano recolhemos mais de um milhão de embalagens de bebidas e 70 toneladas. Não só conseguimos que os quantitativos de resíduos recolhidos aumentassem, como ficou garantida a alta qualidade do material recolhido”, refere o responsável da Cascais Ambiente.

O projeto iREC – Inovar na Reciclagem foi desenvolvido pela Cascais Ambiente em parceria com a Nova-SBE e financiado pelos EEA Grants e o Ministério do Ambiente e da Acão Climática. A Conferência iREC - O futuro das embalagens de bebidas no sistema de depósito com retorno é aberta ao público mas sujeita a inscrição.

Programa da Conferência IREC

O futuro das embalagens de bebidas no sistema de depósito

17 DE MAIO | NOVA SBE, CARCAVELOS

10h00 Abertura

10h20 Balanço do Projeto iREC – Inovar a reciclagem

10h35 Perspetiva europeia sobre o Sistema de Depósito com Retorno (SDR)

10h50 Portaria Sistema de Depósito com Retorno (SDR) para embalagens descartáveis

11h10 Mesa Redonda I - O impacto do Sistema de Depósito com Retorno (SDR) na cadeia de valor das embalagens

Desde a conceção das embalagens até a sua colocação no mercado, quais são os impactos logísticos e financeiros da entrada em vigor do SDR para os principais atores da cadeia de valor das embalagens?

12h15 Almoço livre

13h45 Mesa Redonda II - SDR pelo mundo

Em alguns países europeus o SDR é parte da solução para a reciclagem dos resíduos de embalagens de bebidas. Quais os pontos em comum e quais as singularidades que importam

para o sucesso da implementação do SDR em Portugal e, consequentemente, para o aumento das taxas de reciclagem?

14h50 Mesa Redonda III - Uma entidade gestora para coordenar os agentes do setor?

Quais deveriam ser as futuras atribuições da entidade gestora? O seu modelo de financiamento? Como a sua criação altera o sistema atual em vigor de recolha?

15h55 Pausa para café

16h15 Aprendizagens adquiridas com o projeto iREC - Inovar a reciclagem

16h40 Encerramento

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial