Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Artigo exclusivo iALIMENTAR

Sustentabilidade: tecnologias e materiais ecológicos

ULMA Packaging24/03/2022

A ULMA Packaging está plenamente consciente do uso crescente de plástico nos últimos 50 anos, e do inegável impacto que os resíduos de plástico abandonados têm no ambiente. Há muito que a nossa sociedade está ancorada num modelo linear de produção e consumo gerador de resíduos. Este modelo está destinado a desaparecer e ser substituído por um modelo de Economia Circular em que os resíduos são tratados como um recurso recuperável.

Imagen

A ULMA Packaging está alinhada com esta mudança de direção e, consciente da sua posição de responsabilidade no setor, está a trabalhar para que o seu contributo para a sociedade vá além das recomendações regulamentares e se torne uma inspiração para os nossos clientes. Foi por isso que lançámos o projeto #ULMAweCare há alguns anos. #ULMAweCare é um ambicioso plano de sustentabilidade que visa alcançar uma economia circular em toda a linha. #ULMAweCare abrange várias áreas de investigação e desenvolvimento, prosseguindo a inovação em desenhos e aplicações sustentáveis em toda a nossa gama de máquinas de embalagem. O ULMA Packaging Technology Center conta com uma equipa de mais de 50 engenheiros que trabalham numa gama de tecnologias e aplicações para melhorar a sustentabilidade através da inovação. O nosso desafio: “reduzir o impacto da cultura da economia linear, atenuando o impacto global das embalagens de plástico, mantendo propriedades de preservação e evitando o desperdício alimentar em todos os momentos”.

Tecnologias destinadas a melhorar a sustentabilidade através da inovação

O projeto #ULMAweCare conta com o apoio do ULMA Packaging Technology Center, onde uma equipa de mais de 50 engenheiros trabalha numa série de projetos de investigação e desenvolvimento com o apoio da Universidade e de diferentes centros tecnológicos. Trata-se de um complexo tecnológico de 6.500 m² focado no desenvolvimento e investigação de máquinas e aplicações de embalagens, com uma área reservada para desenvolver novas soluções sustentáveis.

BETTER-SEAL

A BETTER-SEALTM é uma nova tecnologia que garante temperaturas estáveis e precisas nos elementos de selagem das máquinas, permitindo que estes novos materiais sejam utilizados de forma perfeita em soluções de embalagem sustentáveis e recicláveis.

LEAFSKIN

LeafSkinTM é a nossa solução de embalagem com até 80% menos plástico. Baseia-se numa bandeja de cartão plano 100% reciclável na qual todos os materiais são totalmente separáveis. Não só prolonga o prazo de validade do produto, como também traz benefícios adicionais, como a retenção de líquidos. Isto atrasa o crescimento microbiano e adiciona a opção de usar formatos verticais.

Imagen

LEAFMAP

LeafMAPTM é a nossa solução de embalagem que reduz o plástico em até 80%. Baseia-se numa bandeja de cartão plano 100% reciclável na qual todos os materiais são totalmente separáveis. É ideal para produtos fatiados que requerem uma atmosfera controlada para preservar o seu prazo de validade.

FLOW-VAC®

Flow-VAC® é uma máquina de bobina inferior na qual a película é introduzida abaixo do nível da linha de carregamento do produto. Isto evita essencialmente qualquer contaminação da área de vedação da embalagem. Produz um pacote ajustado ao comprimento do produto, otimizando a quantidade de película de plástico utilizada, em comparação com os tradicionais sacos de vácuo pré-formados de grandes dimensões.

REDUCED SCRAP

ReducedScrapTM é uma solução de embalagem CRYOVAC® Darfresh® para reduzir o desperdício de película, criando um vácuo no interior da embalagem através de furos especialmente concebidos na película base.

TIGHT-BAG

O Tight-BagTM foi desenvolvido nos invólucros verticais da ULMA de forma a preservar a qualidade do produto e otimizar o volume do saco. O número de sacos por caixa é, portanto, maximizado na fase de embalagem secundária, minimizando a pegada de carbono associada à logística do produto.

VENTURI

VenturiTM foi desenvolvido nos invólucros verticais da ULMA e funciona puxando o produto para o fundo do saco sem danificá-lo, erradicando o problema dos bloqueios de produtos frequentemente encontrados em máquinas de embalagem convencionais. Isto significa que a pesagem vertical e a embalagem de determinados produtos podem ser automatizadas em vez de utilizarem máquinas de embalagem horizontal manual, reduzindo a dimensão do material de embalagem.

foto

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial