Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

A DS Smith irá substituir mais de mil milhões de peças de plástico de uso único até 2025

DS Smith retira mais de 170 milhões de peças de plástico da cadeia de fornecimento em 2021

20/01/2022
Na Ibéria, a empresa líder em packaging sustentável retirou mais de 7,7 milhões de peças de plástico da cadeia de fornecimento.
A DS Smith substituiu 170 milhões de peças de plástico...
A DS Smith substituiu 170 milhões de peças de plástico, graças às suas soluções à base de papel para supermercados e retalhistas online em todo o mundo.

A DS Smith, empresa que atua em packaging sustentável, anunciou um grande progresso nos seus objetivos de substituição de plástico.

A empresa revelou que substituiu 170 milhões de peças de plástico graças às suas soluções à base de papel para supermercados e retalhistas online em todo o mundo – mais de 7,7 milhões na Ibéria –, desde o lançamento da sua estratégia de sustentabilidade Now and Next, no ano passado.

A empresa eliminou, em média, mais de 2 milhões de peças de plástico de uso único por semana, entre packaging e displays – o equivalente a 12.000 peças por hora1 –, impulsionando a reciclabilidade do packaging dos seus clientes e reduzindo o seu impacto no meio ambiente.

Ignacio Montfort, Managing Director da DS Smith Ibéria, afirma que "estamos a trabalhar com os nossos clientes para substituir mais de mil milhões de peças de plástico, a nível global, por soluções de packaging totalmente recicláveis e à base de fibra, até 2025. Os consumidores exigem cada vez mais que os produtos originem menos resíduos e, na Ibéria, estamos a adotar essa agenda de mudança para proteger o planeta e criar um futuro mais sustentável”.
Com a Comissão Europeia a estudar novas medidas para reduzir o impacto dos microplásticos no ambiente, a DS Smith criou mais de 1.000 soluções de packaging totalmente recicláveis à base de fibra para centenas de milhares de produtos, tanto para comércio tradicional como para e-commerce, incluindo desde caixas de vinho e embalagens para refeições prontas a invólucros de plástico e embalagens para fruta fresca.
Utilizando os seus Princípios de Design Circular, pioneiros no setor, a DS Smith desenvolveu uma série de soluções inovadoras para eliminar inclusive as menores quantidades de plástico das embalagens – substituindo a fita vedante de plástico por abas de cartão de fecho automático e as etiquetas de plástico pela impressão direta no cartão, por exemplo.

Ecovete

Nesse sentido, a DS Smith impulsionou várias iniciativas na Ibéria para oferecer diferentes soluções sustentáveis como a Ecovete, uma embalagem em cartão canelado 100% reciclável para frutas e legumes que substitui as tradicionais embalagens de plástico, ou embalagens sustentáveis especialmente pensadas para a venda online de peixe e marisco, com design e produção em cartão. Esta solução representa uma redução de 94,5% de plástico relativamente às tradicionais caixas de poliestireno expandido e ao serem entregues em plano representam uma enorme poupança em custos logísticos e uma redução de CO₂, uma vez que requerem menos espaço e diminuem a quantidade de camiões necessários para o seu transporte.

Um estudo2 realizado pela DS Smith mostrou que 1,5 milhões de toneladas de plástico de uso único, ou seja, 70 mil milhões de unidades, poderiam ser retiradas das prateleiras dos supermercados em toda a Europa, todos os anos, e substituídas por materiais alternativos renováveis e totalmente recicláveis. A oportunidade potencial de dar resposta a este mercado pode valer 6,8 mil milhões de euros, por ano, para o setor do packaging de cartão canelado.

Um estudo realizado pela DS Smith mostrou que 1,5 milhões de toneladas de plástico de uso único (70 mil milhões de unidades)...
Um estudo realizado pela DS Smith mostrou que 1,5 milhões de toneladas de plástico de uso único (70 mil milhões de unidades), poderiam ser retiradas das prateleiras dos supermercados em toda a Europa.

O trabalho de substituição de plásticos realizado pela DS Smith é impulsionado pelo seu programa de I&D de economia circular, que conta com mais de 119 milhões de euros para apoiar os objetivos da empresa de fornecer aos seus clientes packaging 100% reciclável nos próximos dois anos e que todo o seu packaging seja reciclado ou reutilizado, até 2030.

Recorde-se que a DS Smith anunciou, em setembro de 2021, que integrou as suas Métricas de Design Circular em todas a suas fábricas de packaging, o que lhe permite medir o desempenho de sustentabilidade de todos os seus designs de packaging, graças a indicadores como pegada de carbono, desenvolvido para ser reutilizado e utilização de materiais.

1) Baseado em 12.410 horas (maio 20-outubro 21).

2) Estudo DS Smith 'Transforming the Supermarket Aisle' (2019).

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nosEasy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial