De acordo com um novo estudo da DS Smith, fornecedor de packaging sustentável, prevê-se que mais de 1,3 mil milhões de euros de artigos vendidos a compradores europeus online durante o período da Black Friday de 2021 cheguem danificados.
Mais de dois em cada cinco (44%) europeus planeiam aproveitar as vendas da Black Friday e da Cyber Monday e, desses, 23% esperam receber até 3 artigos com defeito ou danificados, o que representará um custo total de, pelo menos, 1,36 mil milhões de euros. De facto, 66% dos compradores já receberam artigos com defeito ou danificados na sequência de encomendas online.
A experiência causa 'Frustração da Black Friday', com mais de dois em cada cinco compradores (43%) a afirmarem que os produtos que chegam partidos ou danificados são a consequência mais frustrante de receber uma encomenda. A chegada de uma encomenda danificada afeta os consumidores emocionalmente, deixando os europeus desapontados (45%), irritados (33%) e frustrados (25%).
Quando se trata de devolver artigos, em média, os europeus revelam que os produtos com um valor inferior a 26 euros não merecem o esforço para efetuar a devolução – criando lixo adicional à medida que os artigos danificados se acumulam nas casas por toda a Europa. Entre aqueles que não devolvem artigos danificados, 43% dizem que não vale a pena o incómodo, 41% que devolver custaria tanto quanto pagaram originalmente pelo artigo e 23% que tentariam reparar o produto em casa.
As devoluções significam também uma perda de receitas valiosas para as marcas e retalhistas, uma vez que 57% dos compradores preferem receber um reembolso, em contraste com os 33% que pedem uma troca. 40% hesitam em comprar a uma marca novamente, caso já tenham recebido produtos danificados da mesma.
Ignacio Montfort, Managing Director da DS Smith Ibéria, afirma que "este estudo revelador mostra que os consumidores estão fartos de receber produtos danificados. Felizmente, existe uma solução: uma das formas mais eficazes de garantir que os artigos chegam em segurança é usar o packaging adequado”.
“Além dos custos financeiros e emocionais relativos à entrega e devolução de artigos danificados, existe um custo ambiental. Trabalhamos em parceria com os nossos clientes para desenvolver sempre um packaging otimizado, que mantenha o produto seguro, proporcione uma ótima experiência de 'unboxing' e tenha uma pegada ambiental mínima. Reduzir as devoluções evitáveis, as trocas e as emissões de carbono relacionadas beneficia os consumidores, os retalhistas e o planeta”, acrescenta.
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