Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Consulta pública sobre rotulagem nutricional aberta até 9 de janeiro

05/01/2022

Consulta pública pode ser acedida aqui.

Imagen

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) abriu uma consulta pública, até 9 de janeiro de 2022, sobre o projeto de parecer científico no qual aconselha a Comissão Europeia sobre o desenvolvimento de uma norma obrigatória e harmonizada rotulagem nutricional na frente do recipiente e estabelecimento de perfis nutricionais que restrinjam a promoção de alimentos com alto teor de, por exemplo, sal, açúcares e/ou gordura.

“Nutricionistas e outros especialistas podem ajudar a EFSA a finalizar pareceres científicos que ajudarão os formuladores de políticas a desenvolver um futuro sistema da UE para a rotulagem nutricional na frente da embalagem. O conselho também servirá de base para estabelecer as condições para restringir o uso de alegações nutricionais e de saúde para alimentos”, refere a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos.

Após esta consulta pública, a Comissão Europeia tenciona propor nova legislação até ao final de 2022.

“Gostaríamos de lembrar a todos os interessados neste tópico que o nosso conselho científico tem o objetivo de servir como base para o perfil nutricional modelo para rotulagem nutricional na frente da embalagem e para restringir o uso de alegações em produtos alimentícios. No entanto, este projeto de parecer não avalia nem propõe um modelo específico de perfis nutricionais para a rotulagem nutricional na frente das embalagens”, explica Valeriu Curtui, chefe da Unidade de Nutrição da EFSA.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Easy fairs Iberia - PortoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial