Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Inflação do preço das matérias-primas preocupa indústria agroalimentar

23/11/2021
FIPA alerta que a situação afeta toda a cadeia de abastecimento e podem estar em causa empresas e postos de trabalho.
Imagen
O mundo vive hoje uma crise no preço das matérias-primas alimentares, materiais de embalagem e energia. Algo que, segundo a FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares afeta toda a cadeia de abastecimento e a já débil competitividade da indústria agroalimentar nacional. Que, segundo a federação, poderá colocar em causa o normal funcionamento das empresas e respetivos postos de trabalho.

Mesmo porque, a juntar à questão do aumento dos preços das matérias-primas, à a disrupção das cadeias de abastecimento, com os decorrentes problemas de transporte e logística internacional. Nomeadamente a escassez dos contentores e o respetivo aumento dos fretes marítimos. Aumento esse que já, diz a FIPA, já ultrapassou os mais de 400%.

Portugal não é o único afetado. E, por isso mesmo, a FIPA refere que é urgente uma “atuação conjunta dos vários Estados-Membros com vista à criação de um enquadramento favorável à recuperação económica e, muito particularmente, à preservação dos fatores de competitividade da cadeia de abastecimento agroalimentar”.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial