Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Caso de sucesso

Processamento de carne e peixe: o corte congelado perfeito

Redação Interempresas/Induglobal09/11/2021

Supermercados e restaurantes em todo o mundo encomendam peças inteiras de carne e peixe aos seus fornecedores ou compram-nas ao quilo. A Astech apercebeu-se de que, nos últimos anos, estão a solicitar mais controlo sobre o produto, o seu peso, o processo de corte e os dados associados. E esta tendência está a crescer. A Astech decidiu, assim, responder a esta necessidade com o parceiro tecnológico B&R, fornecendo uma solução completa de controlo e automatização para todas as necessidades do mercado.

O modelo PW-SAW da Astech digitaliza o produto e corta-o, de acordo com os padrões introduzidos
O modelo PW-SAW da Astech digitaliza o produto e corta-o, de acordo com os padrões introduzidos.

Produção adaptativa

Restaurantes e supermercados mudarão de ideias e, em vez de comprarem 5 kg de produto (carne ou peixe), comprarão 20 peças (ou 30 ou 200) que terão o peso exato que encomendaram e serão capazes de oferecer um serviço totalmente personalizado aos seus clientes. O fabrico adaptativo no setor alimentar permite a mais alta qualidade em cada prato.
Falamos de um avanço de vanguarda porque permite aos restaurantes, supermercados e cozinhas encomendar porções ou artigos de acordo com as suas necessidades. Todos com os mesmos atributos, graças à serra com controlo de peso. Graças à recolha de dados e subsequente análise de dados, os clientes podem facilmente descobrir onde podem melhorar os seus cortes e como trabalhar de acordo com as suas necessidades.
Imagen

Integração total com B&R

A Astech dedica-se à conceção e fabrico de serras automáticas para cortar alimentos, principalmente carne e peixe congelado, com um peso predefinido. Tem atualmente máquinas de corte em mais de 30 países e tornou-se uma referência no setor.

Em 2019, a empresa lançou o seu mais recente desenvolvimento tecnológico, a PW-SAW, uma máquina que digitaliza o produto e o corta de acordo com os padrões introduzidos. Até à data, não havia nenhuma máquina semelhante no mercado. “Temos estado a trabalhar em sistemas de digitalização que nos permitem conhecer o produto antes de ser cortado, para que possamos otimizar os cortes tanto quanto possível, conseguindo um peso fixo e minimizando o desperdício”, diz Albert Mach, diretor de automatização da Astech.

Imagen

A tecnologia B&R faz o corte

A conceção da máquina foi um desafio tecnológico para a Astech. Sistemas de controlo, visualização, controlo de movimento, entradas e saídas e um ambiente seguro são requisitos para ambientes de automação na indústria alimentar. Como é uma máquina higiénica que permite uma lavagem completa, tanto entre turnos de produção como durante a mudança de produto. Automação e controlo preciso do corte são a base tecnológica das soluções da Astech.
Imagen

Mach adianta: "um operador alimenta a máquina com um pedaço de carne congelada. A máquina apanha-a e lê-a com uma luz laser para digitalizar a peça inteira. A máquina é capaz de obter cortes com controlo de peso, de acordo com parâmetros pré-definidos de espessura e peso. A tecnologia B&R permite-nos trabalhar continuamente, assim como uma velocidade de corte perfeitamente ajustável, assegurando cortes de alta qualidade. Tudo isto com um processo de trabalho totalmente seguro. Graças a uma programação versátil e uma interface intuitiva, o corte de cada peça é efetuado na perfeição".

Desde o início, a Astech já estava centrada para a liderança na sua indústria, e a B&R compreendeu o seu potencial e ajudou-a a dar os primeiros passos: a partir desse dia, todos os processos de automação foram desenvolvidos com sistemas de controlo da B&R. Mach adianta que, "para além do compromisso inicial, a B&R permitiu-nos ser líder na nossa indústria e instalar nas nossas máquinas equipamento de última geração e eficiente. Isto tem sido muito importante para o lançamento bem sucedido como empresa". No início, a Astech começou com um único projeto de máquina. Atualmente a sua presença é global.

Recorde-se ainda que, inicialmente, a Astech contava com o know-how técnico necessário para o desenvolvimento de máquinas de corte. Devido ao elevado grau de automatização destas máquinas, a Astech realizou uma avaliação sobre o tema e percebeu que precisava de um fornecedor de tecnologia com o qual pudesse crescer em conjunto. A B&R foi a escolha certa. Outros fornecedores exigiam a compra de um número mínimo de peças por ano. No entanto, a B&R compreendeu a situação desde o início. “Quando a Astech nasceu, qualquer tipo de ajuda era bem-vinda: facilidade de pagamento, horas de apoio técnico, ofertas específicas para começar, etc. Optámos pela B&R porque confiaram em nós e nós confiámos na sua tecnologia”, explica Mach.

O futuro está na integração com a robótica

A visão clara da Astech para o futuro enfrenta novos desafios tecnológicos, tais como a integração da robótica no seu processo. Com o conceito de Machine-Centric Robotics, a B&R fornece uma das soluções mais inovadoras do mercado, que consiste em integrar o robô diretamente no PLC existente da máquina de corte. Mais uma vez, a o trabalho conjunto da Astech e da B&R irá, sem dúvida, fornecer uma solução inovadora na indústria.
Imagen

Confiança desde o início

Quando o know-how, a experiência e a capacidade de desenvolver maquinaria de última geração existem para criar uma empresa... Que importa se a primeira reunião é numa...caravana? A história das empresas pode nascer em qualquer lugar, numa garagem, numa cave, num sótão e também numa caravana!
Mach confessa: “a confiança com a B&R tem sido a mesma nos últimos oito anos. No início, o serviço técnico ajudou-nos muito na criação do ambiente de desenvolvimento das máquinas - encontrámo-nos na primeira chamada! O melhor de tudo, sentimo-nos vendedores da B&R porque os nossos clientes nos pediam para mudar para outras tecnologias. Mas isso, como acabou por acontecer, desapareceu” e hoje existem máquinas Astech instaladas em países de todos os continentes.
O vasto portfólio da Astech inclui máquinas de corte automático para produtos frescos com e sem osso, tais como a SRA e a sua versão Compact; a serra de corte automática tem todas as vantagens do modelo SRA, mas com uma nova caraterística que permite inclinar a lâmina da serra e obter cortes transversais maiores a partir do mesmo produto inicial. Assim como a fresa contínua CC-2 para corte longitudinal de produtos.
Albert Mach conclui: "a B&R ajuda-nos a promover a nossa filosofia de empresa com fabrico adaptativo. Compreendemos que os nossos clientes finais têm de começar a trabalhar numa base por unidade porque sabem que todas as peças se apresentarão tal como foram encomendadas, seja a granel ou em lotes individuais.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial