Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
São várias as mais-valias da salicórnia para a saúde

Salicórnia: a alternativa saudável ao sal de cozinha

27/10/2021
Esta planta com sabor naturalmente salgado tem um teor de sódio 75% mais baixo do que o sal marinho.
Imagen

Os portugueses gostam de condimentar a comida com sal. O Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física* demonstra precisamente isso, já que no nosso país a média diária de ingestão de sal é de 7,3 gramas, estando acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (5 gramas de sal por dia).

Para que continuem a condimentar ao gosto, a salicórnia surge cada vez mais como um excelente substituto saudável ao sal tradicional. Quer seja fresca, seca ou moída, é ideal para temperar e condimentar os mais variados pratos, dando-lhes ao mesmo tempo um elevado valor nutricional.

A salicórnia é uma planta que nasce nas rias, assumindo naturalmente o sabor salgado graças à absorção direta do sal do mar/solo onde se desenvolve. Com um teor de sódio 75% mais baixo do que o sal marinho, a salicórnia pode ser utilizada na cozinha em detrimento do sal, apresentando uma vantagem ao nível da redução do teor de sódio na culinária.
Este fator é de extrema importância, dado que se tem verificado o consumo abusivo de sal, nos últimos anos, em Portugal, e este é considerado um importante fator de risco para o aumento da pressão arterial da população e, consequentemente, para o aumento do risco de doenças cardiovasculares (DCV). Quem sofre de problemas de hipertensão, tem assim uma excelente alternativa para diminuir ou até mesmo eliminar a ingestão de sal, mas sem com isso retirar o sabor às suas refeições.
Rica em vitaminas A, C e D, sais minerais, além das propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, diuréticas e antidiabéticas, o consumo de salicórnia é assim recomendado a todas as pessoas que se preocupam com o seu bem-estar e saúde e que pretendem por isso reduzir a quantidade de sal utilizado na sua alimentação.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial