Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Retalho Alimentar: a logística como fator diferenciador e de competitividade

INEGI30/07/2021

Artigo de Joana Moreira, consultora, e Regina Paiva, consultora trainee em Gestão e Engenharia Industrial no INEGI.

Imagen
O setor do retalho alimentar está a passar por uma grande transformação, instigada pela mudança de hábitos e estilos de vida dos consumidores, e o advento de novas tecnologias digitais. Canais online, esquemas de entrega ao domicílio, maior procura por produtos frescos e ‘saudáveis’, e a valorização da sustentabilidade, são alguns dos desafios que se impõem.
Face a estas mudanças, mantém-se, porém, a velha máxima: a satisfação do cliente final é chave para o sucesso do negócio, e os retalhistas têm de estar preparados para responder ao que os consumidores querem, quando o querem.

O retalho alimentar representou, em 2019, um volume de vendas que ultrapassou os 13 mil milhões de euros1. Responde muitas vezes a necessidades essenciais, como a alimentação e higiene, mas é muito influenciado por mudanças de padrões da procura do cliente. Isto, aliado à abundância de concorrência e oferta, incentiva os retalhistas a procurar, de uma forma constante, novas formas de criar valor e reinventar-se.

A gestão dos processos logísticos é uma área com grande potencial para criar valor, pois tem um papel importante nos resultados financeiros de uma empresa, e influencia fortemente a perceção do cliente da qualidade do serviço.

Vantagens competitivas são diferenciação da concorrência

Neste contexto, a logística não é apenas planear, implementar e controlar o fluxo de bens, serviços e informações, mas também se assume como um fator diferenciador para acompanhar a procura dos clientes e se distinguir dos concorrentes.

É também através da logística que podemos reduzir custos, procurando aumentar a competitividade. Assim, quanto mais eficiente forem todos os processos envolvidos, mais competitiva se torna a proposta de valor final, como temos comprovado durante os projetos implementados com sucesso junto de vários clientes.

Vejamos então, os aspetos importantes mais a ter em conta na organização logística deste tipo de indústria.

Evitar perdas de produtos

Devido à natureza de curto prazo das matérias primas e dos produtos acabados, há dificuldades únicas que não são encontradas em nenhuma outra indústria. Este tipo de produtos necessita de um cuidado extra, no intuito de garantir não só a sua chegada ao destino final com a qualidade e aspeto pretendidos, mas também a minimização das quebras.

Cumprimento de prazos

As boas práticas de logística garantem que os produtos alimentares chegam aos consumidores finais dentro do prazo definido, já que este fator tem enorme peso na perceção do nível de serviço ao cliente, bem como no que respeita à redução da obsolescência.

O novo paradigma das entregas ao domicílio, com tempos de entrega mais curtos, e até no mesmo dia, exige uma rede logística flexível e fiável.

Conservação do produto

Devido à perecibilidade dos alimentos, a logística assume um papel muito importante, não só pelo cuidado necessário aquando ao seu armazenamento, como também pela necessidade de proteção das condições extremas para evitar a deterioração da qualidade do mesmo.

Desta forma, toda a movimentação de produtos, na armazenagem, carga e transporte deverão ser realizadas com temperaturas e acondicionamento adequados para manter a qualidade e características desejadas pelos consumidores.

Gestão de Stock

Não só porque o retalho alimentar lida com alimentos perecíveis, como porque toda e qualquer indústria se preocupa com uma boa previsão que permita fornecer visibilidade ao negócio e uma excelente gestão de stock.

Neste caso em específico, a otimização do stock de produtos perecíveis é extremamente importante uma vez que alimentos fora de prazo de validade ou que não respeitem a qualidade mínima pretendida, não deverão ser comercializados. É necessário estudar e compreender bem as necessidades dos clientes para se otimizar todo o processo.

Sustentabilidade

Sim, também no âmbito da logística surge o tópico da sustentabilidade. Ao pretender atingir um elevado nível de serviço, entregas Just-In-Time (JIT) e, simultaneamente, manter baixas quantidades de stock, pode abrir-se caminho a um ciclo de desperdícios (humanos, matérias-primas e/ou equipamentos), resultado da falta de controlo na implementação de todas estas técnicas. Isto, aliado a uma utilização de recursos desleixada, terá, consequentemente, impactos ambientais.

Como tal, uma importante meta a alcançar é a eficiência ambiental e, depois de conquistada, deverá manter o seu lugar na lista de prioridades.

No mercado de produtos alimentares, uma rede logística flexível, e fácil de adaptar, poderá ser um ponto chave diferenciador, com implicações diretas na decisão de compra do cliente. As organizações devem apostar na elasticidade de processos, e estar preparadas para implementar mudanças na hora.

Referências

1 Estatísticas do Comércio (16 de dezembro de 2020), INE - Instituto Nacional de Estatística

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial