Os Vinhos do Tejo têm feito uma grande aposta na promoção nos mercados externos, através de ações concertadas entre a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) e os agentes económicos da região, com suporte da consultora Wine Intelligence, que, através de estudos de mercado, ajudou a apontar o caminho.
O embaixador dos Vinhos do Tejo para explorar o mercado russo está eleito e já veio a Portugal, para uma imersão no Tejo.
Foi literalmente pelo rio que começou, com uma viagem de barco, que lhe muito o entusiasmou.
Seguiram-se visitas e provas em dez produtores, que elegeram este como um mercado a trabalhar – Adega do Cartaxo, Casal Branco, Casal da Coelheira, Companhia das Lezírias, Encosta do Sobral, Enoport Wines, Fiuza, João M. Barbosa Vinhos, Quinta da Lagoalva e Quinta da Ribeirinha.
Depois desta visita de estudo, foi tempo de fazer viajar os Vinhos do Tejo eleitos para a Rússia, dando-os a conhecer e degustar em dois eventos já realizados: um em Moscovo e outro em São Petersburgo. Estão ainda previstos outros eventos e acções para este ano.
De notar que a Rússia é o décimo país mais populoso do mundo, com mais de 140 milho~es de habitantes. A sua capital, Moscovo, e´ uma das maiores cidades mundiais, sendo tambe´m o principal centro econo´mico, financeiro e poli´tico deste pai´s. A Ru´ssia e´ a sexta maior economia mundial, tendo um impacto brutal nas relações comerciais com Portugal. O vinho é um produto de relevo, na medida em que estão apostados em diminuir o volume de álcool consumido – face à vodka, bebida nativa de eleição.
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