Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Sustentabilidade na viticultura duriense

Douro: IVDP quer compromisso para a sustentabilidade

20/07/2021
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) quer assinar uma declaração conjunta que visa empreender uma abordagem estratégica e desenvolver políticas que criem condições para uma implementação efetiva da sustentabilidade ambiental, social e económica na Região Demarcada do Douro, no Entreposto de Vila Nova de Gaia e, genericamente, em todo o vale do rio Douro.
Imagen

Todos os 21 municípios da Região Demarcada do Douro acederam a este compromisso, assim como os municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia.

As instituições de ensino universitário e politécnico com área de influência na RDD, a DRAPN, a DRCNFN e a CCDRN também se vão associar a esta assinatura.

O Instituto pretende envolver, não apenas os municípios, mas também as universidades e institutos politécnicos, os centros de conhecimento e instituições públicas, na construção de soluções sustentáveis, que promovam o crescimento assente nos pilares económico, social e ambiental, através do debate de ideias e compreensão das realidades regionais.

A subscrição desta Declaração pela Sustentabilidade, ocorre durante o 'Congresso Douro & Porto - Memória com Futuro', que o IVDP organiza entre 19 e 22 de julho e se realiza na Alfândega do Porto e no Museu do Douro, com transmissão online de todo o evento.

Ao longo de quatro dias vão ser discutidos temas estratégicos com forte impacto, como a evolução e os grandes desafios para o futuro próximo da Viticultura e da Enologia à escala mundial, os desenvolvimentos recentes das Neurociências relacionados com integração cognitiva e multissensorial e a sua importância no futuro próximo da indústria do vinho, o impacto económico do Enoturismo no desenvolvimento de Regiões Vitivinícolas.

Imagen

Serão tratados, ainda, os recentes desenvolvimentos na inovação em mecanização da vindima nas vinhas com declives acentuados, as alternativas para o futuro da implantação da vinha sustentável, e o que de mais recente se sabe sobre transição digital no setor vitivinícola.

No âmbito da Sustentabilidade, serão abordados estudos sobre as dinâmicas hídricas para aproveitamento de recursos, sobre a biodiversidade e diversidade genética; o potencial das castas do Douro como alternativa aos antibióticos com aplicabilidade clínica, entre outras matérias da maior atualidade.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial