Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Chama-se 'Utad Food Allianz' e foi aprovado recentemente pelo Portugal 2020 com um financiamento de 2,58 milhões de euros

Projeto vai estudar a cadeia alimentar do campo ao prato

iAlimentar03/05/2021

Este projeto, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), visa o estudo da cadeia alimentar assente no conceito 'Farm to Fork'(do campo ao prato).

Imagen
Iniciativa tem como base a correta alimentação dos animais, com vista uma melhor saúde e bem-estar destes, refletida numa alimentação saudável e de qualidade do consumidor de carne.
“A indústria da alimentação animal europeia é fortemente dependente de recursos alimentares ricos em proteínas, fortemente dependente de mercados externos e de difícil sustentabilidade a longo prazo”, explica Emídio Gomes, responsável pelo projeto.
Por outro lado, a alimentação animal, assim como a saúde e o bem-estar dos animais “têm impacto na qualidade de carne e dos produtos cárneos e, consequentemente, na saúde do consumidor”, acrescenta.
Este projeto pretende assim dar resposta a estas questões através do desenvolvimento de novos métodos e estratégias desde a produção de alimentos para animais, passando pela avaliação da saúde e bem-estar destes e pelo comércio de carnes e produtos cárneos, até ao estudo das preferências e ou tendências e ainda da perceção dos consumidores, englobando assim trabalhos inovadores ao longo de toda a cadeia de valor alimentar.
Pretende ainda aplicar os princípios da economia circular tendo prevista a valorização de subprodutos, com vista à obtenção de novos produtos inovadores, numa lógica de sustentabilidade da cadeia de valor alimentar.
“Espera-se com este projeto fortalecer o conhecimento sobre as tendências do consumo de produtos de origem animal, com o objetivo de ajudar o setor a preparar-se e adaptar-se às mudanças esperadas e fomentar o conhecimento e a inovação ao nível da cadeia alimentar”, conclui Emídio Gomes.

O 'Utad Food Allianz' insere-se dentro dos objetivos da Rede Internacional de Food Chain Alliance – composta pela UTAD e pelo INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – que constitui a participação portuguesa da rede europeia 'Food Chain Management Alliance', liderada pela Fraunhofer Gesellschaftuer.

Esta Rede pretende contribuir para a discussão e elaboração de importantes documentos para o futuro do setor da carne, em estreita ligação com a FEFAC – European Feed Manufacturers Federation.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial