Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Primeiro projeto no âmbito da parceria arrancou já este mês de março

Vinhos do Alentejo e Águas de Portugal assinam protocolo de combate a alterações climáticas

Redação Induglobal12/04/2021
A cooperação entre as entidades surge como resposta à crescente desertificação do Alentejo, com a agricultura a ser responsável pelo uso de 75% da água gasta em Portugal.
Imagen

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) anunciou a assinatura de um protocolo de dois anos com a Águas de Portugal (AdP VALOR), que pretende mitigar as alterações climáticas, promovendo a economia circular e combatendo a desertificação do Alentejo.

O AQUA VINI, primeiro projeto no âmbito da cooperação entre as duas entidades, e financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, já iniciado, em março, na Herdade da Ravasqueira, pretende fomentar a reutilização de água na atividade vitivinícola.

O protocolo celebrado entre as entidades pretende reforçar as ações no âmbito da reutilização de águas residuais, reaproveitamento de lamas de estações de tratamento de águas residuais (ETAR); sustentabilidade e economia circular; e projetos de inovação, estando alinhado com o propósito do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), lançado em 2015.

“É com enorme satisfação que anunciamos a assinatura de um protocolo com a AdP que, estamos certos que se revelará extremamente benéfico para os produtores de vinho alentejano, ao nível da poupança de água, recurso muito escasso na nossa região, e que esperamos igualmente que possa resultar numa revolução na produção vinho em Portugal, que respeite mais o ambiente, promova a reutilização de água e, por conseguinte, que adote um novo paradigma, o da economia circular”, avança Francisco Mateus, presidente da CVRA.

Durante os dois anos de duração do protocolo, pretende-se desenvolver Projetos de Investigação & Desenvolvimento (I&D) – em que se insere o AQUA VINI –, através da promoção de candidaturas a programas de financiamento, de âmbito nacional e comunitário, de projetos de investigação, desenvolvimento e inovação; potenciar a participação conjunta em projetos cofinanciados; dinamizar atividades de sensibilização, workshops e conferências; e promover iniciativas que fomentem a economia circular no Alentejo.

O AQUA VINI é um projeto pioneiro que permitirá estudar “a reutilização de água na atividade de regadio, os efeitos desta aplicação no desenvolvimento das culturas irrigadas e o impacto nos recetores ambientais solo e recursos hídricos, bem como nos sistemas de rega”, esclarece a AdP VALOR.

“Sabendo nós que a agricultura é uma das maiores responsáveis pelo gasto de água em Portugal – cerca de 75% da água ao nível nacional é utilizado por esta área –, percebemos que a nossa responsabilidade é acrescida, que precisamos de agir e agir hoje no desenvolvimento de tecnologias e projetos que garantam que, no futuro, teremos uma viticultura que é sustentável em todo o país, possibilitando um futuro mais risonho para as pessoas, para os negócios e para o planeta”, remata João Barroso, coordenador do PSVA.

Recorde-se que Portugal está em risco de escassez de água até 2040, segundo o World Resources Institute, sendo o Alentejo uma das regiões que regista um mais baixo índice de precipitação e uma das mais afetadas por episódios extremos de ondas calor.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial