Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Novo robolink da igus com grau de proteção IP44: o robô adequado para a exposição a salpicos de água

iAlimentar08/03/2021

A igus desenvolveu uma solução de automação de baixo custo em polímero e aço inoxidável para ambientes sujeitos ao contacto com salpicos de água.

Imagen
Ambientes húmidos e molhados podem degradar rapidamente a mecânica de um robô. Como tal, a igus lançou uma inovação de automação de baixo custo, que permite realizar tarefas simples, de forma fácil e económica e, ao mesmo tempo, estar exposta a salpicos de água.
“A partir de discussões com os clientes, descobrimos que muitos utilizadores estão à procura de uma solução económica que também possa ser utilizada quando exposta a ambientes com salpicos de água, por exemplo, no processo de remoção de emulsões”, explica Alexander Mühlens, Chefe de Tecnologia de Automação da igus GmbH.
O novo robolink aproveita as vantagens de dois materiais: o aço inoxidável e os polímeros de elevada performance. Pela primeira vez num robô igus, os elos de ligação são em aço inoxidável V2 ou V4 e as articulações em tribo-polímeros isentos de lubrificação.
O utilizador não precisa de adicionar qualquer cobertura adicional, uma vez que o funcionamento é totalmente isento de lubrificação, o que significa que poderá ser lavado sem qualquer risco de falha e sem risco de libertação de lubrificantes para o ambiente.
O novo robolink tem o grau de proteção IP44, sendo por isso resistente a salpicos de água. Pode carregar até três quilos, tem um alcance de 790 milímetros com cinco eixos e pode fazer 7 picks por minuto.
Graças à utilização de motores com encoders com o grau de proteção IP65, o robô também pode ser facilmente usado em aplicações no exterior. Outros exemplos de indústrias onde é possível a aplicação deste robolink são: a indústria alimentar e de bebidas, a indústria química e farmacêutica, ou nos mais variados tipos de operações de limpeza de componentes.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial