Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

MeetingPack Virtual 2021: Visão estratégica no desenvolvimento de embalagens barreira e prelúdio do MeetingPack 2022

03/03/2021

O instituto Aimplas, coorganizador da feira MeetingPack 2022, em conjunto com o centro tecnológico AINIA (Valência, Espanha), está a promover uma conferência virtual, a realizar no próximo dia 27 de maio, que pretende ser uma antevisão da próxima edição do evento presencial, marcada para os dias 20 e 21 de abril de 2022.

Imagen

O objetivo do Meetingpack Virtual 2021 é oferecer às empresas uma visão estratégica das tendências no setor da embalagem barreira e partilhar os desafios comuns que o setor irá enfrentar nos próximos anos. Nesta conferência digital serão apresentadas as soluções mais disruptivas neste tipo de embalagem através de apresentações inspiradoras, mesas redondas e visitas a ‘stands’ virtuais de empresas expositoras de toda a cadeia de valor. Todos os tipos de embalagens estarão representados.

As apresentações estarão divididas em dois blocos: ‘Soluções de embalagem sustentáveis’ e ‘Incorporação da reciclado em embalagens’.

A plataforma escolhida para este formato virtual permitirá replicar o modelo do evento presencial de modo a que a interação entre as empresas e os oradores e patrocinadores seja possível, promovendo o networking - uma parte muito importante do sucesso do formato MeetingPack.

Organizada conjuntamente pelo centro tecnológico AINIA e pelo instituto Aimplas, o MeetingPack (www.meetingpack.com) é um evento bianual que, desde 2013, reúne mais de 300 pessoas dos setores da embalagem e afins para discutir os principais desenvolvimentos em matéria de embalagens barreira. A sua última edição, realizada em 2019 sob o tema ‘Tendências em embalagens sustentáveis: rumo ao objetivo H2030’, significou a consolidação e internacionalização do evento.

Embalagem do futuro: barreira e sustentável

Até chegar à oferta que temos hoje, a evolução das embalagens foi condicionada pelas características dos alimentos a que se destinam. Os requisitos são diferentes se se tratar de embalar um prato pronto ou um alimento fresco, uma conserva ou um produto refrigerado. A escolha correta da embalagem pelos profissionais da indústria alimentar deve garantir a segurança alimentar através da tecnologia e dos materiais, mas deve também ter em conta o conforto e a conveniência do utilizador final.

As condições em que os alimentos chegam ao consumidor, bem como o seu prazo de validade, dependem em grande medida da atmosfera dentro da embalagem. Por esta razão, as últimas tendências na investigação visam otimizar as embalagens barreira, essenciais para proteger o produto de fatores externos como a luz, humidade ou oxigénio, retardando a sua deterioração sem a utilização de aditivos e evitando assim o desperdício alimentar. A embalagem barreira, combinada com sistemas de embalagem inovadores, é uma das soluções tecnológicas mais completas para responder ao mundo complexo de características que a cadeia de valor do setor das embalagens (operador logístico, distribuidor, consumidor, gestor de resíduos...) exige hoje em dia dos fabricantes. Neste sentido, a seleção de tecnologia e inovação, de acordo com as necessidades reais do produto alimentar a que se destina, é fundamental do ponto de vista da empresa.

Tudo isto, considerando sempre um modelo circular de economia e sustentabilidade que deve necessariamente unir os critérios técnicos com o ambiental, sem dúvida o maior desafio que a indústria de embalagem terá de enfrentar nos próximos anos e eixo central desta edição do MeetingPack.

Agenda

MeetingPack Evento Virtual 2021

Data: 27 de maio

Hora: 10:30-15:30 horas (hora portuguesa)

Lugar: Online

MeetingPack 2022

Data: 20-21 de abril de 2022

Lugar: Palacio de Congresos de Valencia Avinguda de les Corts Valencianes, 60, 46015 Valencia, Espanha

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial