Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

CEBAL quer valorizar efluentes do setor dos laticínios

iAlimentar23/02/2021

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL) iniciou um novo projeto de transferência de conhecimento científico e tecnológico intitulado 'LactoMTeC - Tecnologia de Membranas na valorização sustentável de efluentes do setor dos Lacticínios'.

Imagen

O projeto visa agregar o conhecimento, a tecnologia e a experiência para uma resolução prática de problemas associados à gestão de efluentes do setor dos laticínios e, em simultâneo, alavancar o uso dos seus subprodutos de alto valor nutricional, como a proteína e a lactose.

A área da Tecnologia de Separação por Membranas marcou o início da aposta do CEBAL na Transferência de Tecnologia, como pilar estratégico para o seu crescimento por via do envolvimento com o tecido produtivo, aumentando a penetração do conhecimento científico e tecnológico na Região do Alentejo. Líder dos primeiros projetos de transferência de tecnologia na Região, o CEBAL levou o conhecimento científico e tecnológico para os setores empresariais do vinho, azeite e queijo do Alentejo de forma a explorar as fragilidades e oportunidades de aplicação desta tecnologia.

As realidades produtivas da fileira do queijo em articulação com as necessidades ambientais e ecológicas no tratamento de efluentes, evidenciaram o papel preponderante que as dinâmicas de transferência de tecnologia aportam à sustentabilidade e inovação do setor, surgindo assim o LactoMTec.

Com este projeto pretende-se construir dinâmicas de interação e partilha entre os investigadores e o tecido empresarial local e atrair novos players para a Região, passando por três etapas cruciais durante o seu desenvolvimento:

  • mapeamento e caraterização da fileira do queijo no Alentejo;
  • organização de vários eventos para a difusão do conhecimento científico e demostração da tecnologia;
  • validação da transferência tecnológica através de experimentações in loco.

Focando ao nível da tecnologia, o projeto pretende explorar duas grandes vertentes:

  • o tratamento das águas residuais possibilitando o seu descarte ou a sua reutilização numa abordagem “fit-for-purpose”, de acordo com o atual quadro legal;
  • a valorização de subprodutos provenientes dessas mesmas águas, na ótica do resíduo como um recurso, recuperando nutrientes de alto valor, como a proteína, lactose, vitaminas e minerais, elevando aqui os conceitos da Bioeconomia Circular.

O projeto 'LactoMTec' (ALT20-03-0246-FEDER-000073), iniciado em novembro de 2020, e com término previsto para outubro de 2022, é parte integrante do programa estratégico de Potenciação de Transferência de Tecnologia do CEBAL, sendo cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Easy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial